Nos últimos anos, a cirurgia bariátrica (cirurgia de redução do estômago) ganhou destaque no tratamento da obesidade. Obesos mórbidos e pacientes acima do peso com doenças associadas estão cada vez mais recorrendo a esse tipo de tratamento.
Após alguns anos, quando o peso final destes pacientes está estabilizado, muitas vezes o resultado final é a sobra de pele em diversas partes do corpo. Essa sobra de pele, que pode ser no abdome, nas pernas, nos braços, nas costas ou em qualquer outra parte do corpo, pode ser tratada através da dermolipectomia, que é a retirada do excesso de pele e gordura através de cirurgia.
É importante, portanto, que após a liberação por parte do gastrocirurgião, os pacientes pós-bariátricos sejam submetidos a uma avaliação com a cirurgia plástica. Assim parte da lembrança do tempo em que se era gordo, representada pela sobra de pele, pode ser tratada e a melhor condição estética e social seja devolvida a essas pessoas que tanto sofreram por serem obesas no passado.